Pages

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Da pedra lascada ao e-mail

Partilhar Na Antiguidade surge a escrita, anteriormente ao texto e ao livro. A escrita consiste num código capaz de transmitir e conservar noções abstractas ou valores concretos, em resumo: palavras.

Os primeiros suportes utilizados para a escrita foram tabuletas de argila ou de pedra. A seguir veio o khartés (volumen para os romanos, forma pela qual ficou mais conhecido), que consistia em um cilindro de papiro, facilmente transportado. O “volumen” era desenrolado conforme ia sendo lido, e o texto era escrito em colunas na maioria das vezes (e não no sentido do eixo cilíndrico, como se acredita). Algumas vezes um mesmo cilindro continha várias obras, sendo chamado então de tomo. O comprimento total de um “volumen” era de c. 6 ou 7 metros, e quando enrolado seu diâmetro chegava a 6 centímetros.Damos um salto no tempo para 1800…
Com a Tipografia em alta os jornais impressos fizeram sua parte… Mais um salto no tempo e chegamos em 1936 onde surgiu o 1º computador, este mesmo feito por Konrad Zuse (1910–1995). Esse engenheiro alemão construiu, a partir de relês que executavam os cálculos e dados lidos em fitas perfuradas, o Z-1. Zuse tentou vender o computador Z 1 ao governo alemão, que desprezou a oferta, já que não poderia auxiliar no esforço de guerra… Os projectos de Zuse ficariam parados durante a guerra, dando a oportunidade aos americanos de desenvolver seus computadores.
Foi na II Guerra Mundial que realmente nasceram os computadores actuais. A Marinha americana, em conjunto com a Universidade de Harvard, desenvolveu o computador Mark I, projectado pelo professor Howard Aiken, com base no calculador analítico de Babbage. O Mark I ocupava 120 m3 aproximadamente, conseguindo multiplicar dois números de 10 dígitos em 3 segundos.
Simultaneamente, e em segredo, o Exército Americano desenvolvia um projecto semelhante, chefiado pelos engenheiros J. Presper Eckert e John Mauchy, cujo resultado foi o primeiro computador a válvulas: o Eletronic Numeric Integrator And Calculator: ENIAC. Ele era capaz de fazer 500 multiplicações por segundo! Tendo sido projectado para calcular trajectórias balísticas, o ENIAC foi mantido em segredo pelo governo americano até o final da guerra, e só foi anunciado para o mundo após o fim da guerra. Depois disso uma revolução cibernética explodiu no mundo.
Em 1965, quando o e-mail surgiu, o seu objectivo era ser um sistema rápido e fácil de usar para que as pessoas pudessem trocar informações dentro de um grupo. Não existia internet ainda, não existia o conceito de mensagem instantânea como entendemos hoje, não existia VOIP e nem telefones celulares. O e-mail tornou-se então a forma mais avançada e ajustada de enviar informações a alguém. Talvez ela não estivesse perto de um telefone para ser chamada, ou por questões profissionais talvez fosse inapropriado para ela atender ao telefone. Uma carta demoraria horas ou dias para chegar ao destinatário tornando a informação carregada dispensável ou obsoleta. Mas o e-mail parecia fantástico, é como uma secretária dedicada que anota seus recados e o entrega, sem erros, quando você puder recebê-los. O apelo prático do e-mail foi tão forte que hoje, 40 anos depois, ele continua sendo a forma de comunicação intra-pessoal mais usada pelas pessoas afeitas à informática. A internet transformou o e-mail em um dos meios de comunicação mais conhecidos por todos e disseminou a possibilidade de trocar informação fácil e rápida de uma forma antes nunca vista.
heheheh imagina para imprimir antigamente…

0 comentários:

Enviar um comentário